SUBMISSÃO DE TRABALHO


NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

Esse ano os interessados em apresentar trabalhos/artigos de caráter teórico-científico no VI EPMARX terão duas opções: oral ou pôster. O prazo de envio de trabalhos se subdivide em duas etapas: 20/07/14 a 15/09/14 para envio de Resumo Expandido e 20/09/14 a 27/10/14 para envio de Trabalho Completo.

O Resumo Expandido é a primeira etapa de submissão e deverá ser enviado no prazo acima estabelecido ao email do evento (epmarx2014@yahoo.com.br) para avaliação e parecer dos coordenadores dos GT’s/pôster. Para elaboração do resumo expandido, os autores deverão seguir as seguintes orientações:
Elaborar um texto entre 02 e 03 páginas constando na primeira página, recuada a margem esquerda: o nome do autor, logo abaixo do nome do autor a titulação/instituição. Em seguida deverá constar, centralizado e em negrito (maiúsculo): o título do trabalho. O texto do resumo expandido deve seguir logo após o título e apresentar de modo objetivo e claro a discussão teórica acerca da temática ou problemática que o trabalho propõe debater, além do(s) objetivo(s) a alcançar. No final do resumo expandido o autor deve apresentar a referência bibliográfica do texto. Recomenda-se na elaboração do resumo expandido que o autor faça, acerca da problemática que pretende abordar, uma breve discussão teórica fundamentada no referencial marxista, de modo que permita os avaliadores compreender a problemática e objetivos que propõe o trabalho. No ato de envio do resumo expandido, o proponente deve no título e no corpo do email identificar o GT a que submeterá o trabalho, bem como a modalidade oral ou pôster que pretende apresentar (EX: Trabalho para o GT 02: Marxismo, direito e lutas sociais - modalidade pôster).

O envio dos Trabalhos Completos (oral/pôster) constitui a segunda etapa de submissão e deverá ser enviado no prazo acima estabelecido para o email do evento (epmarx2014@yahoo.com.br) afim de constar na publicação dos anais do VI EPMARX. No ato de envio do trabalho completo o proponente deve no título e no corpo do email identificar o GT a que o trabalho será apresentado, bem como a modalidade oral ou pôster que pretente apresentar (EX: Trabalho para o GT 04: Estado e luta de classes na América Latina - modalidade oral). 

Para elaboração dos trabalhos completos (oral/pôster), os autores deverão seguir as seguintes orientações:

1) O trabalho deverá ter entre 10 e 12 páginas, devem ser digitados com utilização de editores Word for Windows; fonte Arial-corpo 12; espaço 1,5 entre as linhas do texto; corpo 10,5 e espaço simples para citações longas, situado a 04 cm da margem esquerda.

2) A primeira página do trabalho, deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito. Após o título do trabalho deverá constar alinhado a margem esquerda o nome do autor e logo abaixo do nome do autor a titulação/instituição que representa. Na seqüência deve aparecer o RESUMO de até 100 palavras em português, com a indicação de 03 a 05 palavras-chave, a 05 cm da margem esquerda.


3) A partir da segunda página o texto do trabalho deve começar com a identificação da seção: INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO.


4) Um espaço simples deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título da seção seguinte.


5) As tabelas e/ou ilustrações (quadros, gráficos, fotografias,etc.), que possam compor os trabalhos, deverão ser restritas ao mínimo possível e numeradas consecutivamente.


6) Cada tabela deverá constar acima a indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula (EX: Tabela 01 – Título da tabela).


7) Referente às ilustrações (quadros, gráficos, fotografias, etc.) abaixo das mesmas, deverá haver indicação do tipo de ilustração e sua identificação(EX: Foto 01 – Identificação da fotografia).

8) As citações longas deverão seguir as recomendações da ABNT, indicadas então no texto através do sistema de chamada autor-data-página.


9) Notas de rodapé, quando houver, corpo 10.

10) As REFERÊNCIAS, ao final do trabalho, deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

NORMAS GERAIS:

1)    Os resumos expandidos e trabalhos completos enviados fora dos prazos estabelecidos não serão aceitos.
2)    Os autores que submeteram e tiveram os resumos expandidos aceitos/recomendados para apresentação no evento, caso tenham interesse da publicação nos anais do VI EPMARX, deverão IMPRETERIVELMENTE encaminhar os trabalhos completos, de acordo com o prazo e as orientações/normas estabelecidas.
3)    Os trabalhos poderão ser elaborados individualmente ou em grupo (de no máximo 04 autores).
4)    Só serão aceitos apenas UM ÚNICO trabalho enviado, seja individualmente ou em grupo para apresentação e publicação nos anais do evento.
5)    Os trabalhos ou resumos expandidos enviados fora das orientações e formatações estabelecidas SERÃO RECUSADOS.
6)  Ao enviar os trabalhos completos os autores ficam CIENTES de que poderão eventualmente serem realizadas algumas alterações/ajustes, pela equipe organizadora, unicamente na formatação dos trabalhos completos, no sentido de melhor ajustar para publicação nos anais.
7)    TODOS que tiveram seus trabalhos aprovados e desejam apresentá-los no evento, bem como publicados nos anais, deverão estar devidamente inscritos até 07/11/14. 

GRUPOS DE TRABALHO - GT's:


GT - 01: “Marxismo, trabalho e lutas sociais: das ditaduras latino-americanas aos desafios da esquerda hoje”
Coordenadores: Prof. Bruno José R. Durães, Prof. Luiz Nova e Prof. Gutemberg da Silva Miranda

A ditadura civil-militar, instaurada no Brasil em 1964, representa um dos momentos de um processo político mais geral que é imposto à América Latina e envolve países como o Chile, Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Colômbia, apenas para citar alguns exemplos mais notórios sul-americanos. Nesses diferentes contextos nacionais, a atuação contestatória não deixou de existir, apesar da forte repressão e do terrorismo de Estado. No ano em que se completam 50 anos do golpe no Brasil, é preciso avaliar o panorama histórico das ditaduras latino-americanas e a resistência política dos grupos de esquerda, das camadas populares e dos trabalhadores a tais ofensivas das classes burguesas. Além disso, é preciso questionar a sobrevivência institucional da ditadura nos sucessivos processos de “transição democrática” tutelados pelo poder militar e seus resquícios ainda hoje presentes nos aparelhos repressivos de Estado. O presente eixo de pesquisas poderá acolher trabalhos que analisem, de um ponto de vista marxista e/ou anarquista, socialista e comunista, as lutas sociais de resistência às ditaduras latino-americanas, os prolongamentos atuais dessas lutas contra a opressão, as novas formas de contestação, bem como formas diversas de trabalho na sociedade atual que sofrem exploração e se organizam na resistência ao capital.

GT – 02: “Marxismo, Direito e Lutas Sociais”
Coordenadores: Prof. Ricardo Prestes Pazello e Profª. Ana Lia Almeida

O grupo pretende reunir trabalhos que, a  partir  do  materialismo histórico dialético, proponham-se a analisar relações entre o direito e determinadas lutas sociais.Embora  trabalhos  teóricos sejam a priori  bem-vindos,  dar-se-á especial  atenção aos trabalhos acadêmicos interessados em olhar diretamente para conflitos sociais em que classes  e  grupos  sociais  subalternizados  se  encontrem  implicados,  sobretudo  se  o referido olhar oportuniza o desenvolvimento da crítica marxista do direito e das lutas sociais a partir das experiências contraditórias do cotidiano dessas lutas. Pensa-se, com isso, portanto, em trabalhos que resultem do acompanhamento de lutas empreendidas por organizações da classe trabalhadora e movimentos sociais diversos. Sendo assim, tanto trabalhos de pesquisa empírica quanto de sistematização de reflexões advindas de experiências de assessoria jurídica popular interessam sobremaneira ao grupo.

GT – 03: “Crise do capital e as transformações no mundo de trabalho”
Coordenadores: Prof. Albani de Barros

O eixo temático que será abordado no GT corresponde também ao tema: Crise do Capital e as Transformações no Mundo do Trabalho. O intuito é debater o impacto da crise estrutural do capitalismo contemporâneo e os reflexos que a mesma trouxe para os trabalhadores no Brasil e no mundo, desde a década de 1970. Além disso, se propõe refletir quais as estratégias de enfrentamento da crise e seus impactos. A ênfase no debate proposto pelo grupo será para os sub temas: desemprego na contemporaneidade; precarização do trabalho; lutas sociais no cenário da crise capitalista; o movimento político e sindical; o fundamento das crises na concepção marxista; o agravamento da crise e a criminalização da pobreza, bem como, demais fenômenos sociais que estejam relacionados à temática principal proposta.

GT – 04: “Estado e luta de classes na América Latina”
Coordenadores: Profª Soraia de Carvalho, Prof. Pablo Thiago Correia de Moura e Profª. Jórissa Danilla Nascimento Aguiar

O objetivo deste GT é receber trabalhos que tenham como tópicos: o Estado, a luta de classes, as classes e a frações de classes e sua relação com os governos, os movimentos sociais e a luta pelo poder político, nos marcos da crise capitalista mundial. A partir da crise do neoliberalismo, a América Latina foi marcada pela chegada ao governo de um conjunto heterogêneo de forças políticas que se colocavam como alternativas ao neoliberalismo. Sendo assim, o Grupo de trabalho pretende abarcar pesquisas sobre o movimento operário, de desempregados, camponeses e indígenas em relação com os governos latino-americanos, portanto, sobre a relação classes dominantes/governos. Ao mesmo tempo poderemos problematizar as relações entre os países da América Latina, nas tentativas de formação de blocos, nos laços comerciais que se estabelecem e em como estas iniciativas se relacionam com a dominação imperialista no subcontinente.

GT – 05: “Marxismo e debate contemporâneo: educação, políticas públicas, cultura, partido, ideologia ...”
Coordenadores: Prof. Atenágoras Oliveira Duarte

O marxismo como corrente teórica se sustenta em uma tradição que abrange uma miríade de temática acerca do caráter universalizante que tomou o Capital nessa ordem social, de modo que esse se enredou sobre vários espaços da vida social, determinando-lhe como força regente e mistificadoramente autônoma. Dessa forma, o objetivo desse GT é absorver trabalhos e pesquisas que tenham como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, que ora se debruçam sobre diversas problemáticas concernente à sociedade capitalista, como: educação, estética, cultura/lazer, política pública, o papel do partido, ideologia, o papel dos intelectuais, projetos societários, dentre outos.    


GT - 06: “Marxismo, envelhecimento e saúde da classe trabalhadora: uma análise na perspectiva da totalidade social
Coordenadora: Profª Sandra Santos, Profª Jéssica Aline, Profª Taciana Silva e Profª Sémares Vieira


Apreender o envelhecimento humano em suas múltiplas determinações é um desafio colocado em evidência nas últimas décadas.  Mas, apesar dos avanços, das muitas conquistas, incluindo as que nos proporcionaram viver mais, continuamos, em nossas disciplinas isoladas, apreendendo esse processo descolado da perspectiva de totalidade social. Portanto, para além dos indicadores demográficos e epidemiológicos, essa totalidade social vem dizer do lugar ocupado por indivíduos na estrutura de classes, pois, no dizer de Marx (1978, p. 116): “a população é uma abstração, quando deixo de fora, por exemplo, as classes que a constituem”. Estudos sobre a saúde de homens velhos e mulheres velhas devem extrapolar os limites da aparência do fenômeno objeto do conhecimento, para desvelar as relações que  o  estão condicionando. Exposto isso, o objetivo do GT estimular, aglutinar e problematizar a produção de trabalhos sobre o envelhecimento da classe trabalhadora e de seus segmentos, dando visibilidade a indicadores sociais desse processo, bem como, à crítica à política de omissão do Estado perante as reais necessidades desses segmentos em relação ao Sistema Único de Saúde.

2 comentários:

  1. Olá, Gostaria de saber se quem vai enviar trabalho na modalidade oral precisa enviar resumo expandido antes ?
    Desde já agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O Resumo Expandido é a primeira etapa de submissão[...]"
      "O envio dos Trabalhos Completos (oral/pôster) constitui a segunda etapa de submissão [...]"

      Excluir